03 outubro 2018

JOGOS PARA ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA

A coordenação motora implica diretamente no domínio de movimentos no dia a dia. Basicamente ela é a capacidade de usarmos da forma mais eficiente músculos, cérebros e articulações. Quanto mais complexa for uma atividade maior será o grau de coordenação necessária para a realização do movimento com eficácia. 

A coordenação motora grossa permite a realização de atividades como correr, chutar pular, subir e descer escadas.
Na coordenação motora fina usa-se os pequenos músculos na realização de atividades com movimentos mais delicados e precisos, como abotoar, escrever, pintar, encaixar, recortar.

O desenvolvimento da coordenação motora nas crianças se dá em fases, assim sendo, esperamos que ela consiga desenvolver atividades mais complexas com o passar dos anos. Para tanto é necessário a estimulação desde cedo. Nas escolas é trabalhada a motricidades dos alunos, mas se faz indispensável que as famílias estimulem e colaborem para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da coordenação motora. 
Jogos, brincadeiras e atividades esportivas são formas de estimular a coordenação motora. Abaixo estão algumas ideias que podem servir como sugestão:


1- CIRCUITO DE PÉS


2 - CONCURSO DE POSES


3- CONTORNANDO AS LETRAS


4 - BAMBOLÊ EM GRUPO


5 - PINTANDO COM OS PÉS


6 - SEPARANDO POR CORES


7 - AMARELINHA


8 - CIRCUITO COM OBSTÁCULOS


9 - LABIRINTO


10 - TIRO AO ALVO


Gostaram das sugestões? Bora colocar a criançada pra se mexer?

É importante lembrar que o não desenvolvimento da coordenação motora prejudica a noção espacial, tempo de reação e lateralidade. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design: Manu Scharam | Código: Sanyt Design | voltar ao topo