16 agosto 2018

MUSEU HERING EM BLUMENAU-SC | VALE A PENA CONHECER!

Finalmente na minha última ida à Blumenau consegui visitar o Museu Hering! Esperei bastante pra acontecer essa visita e valeu muito a pena!

O Museu Hering está instalado numa casa construída no século XIX de estilo enxaimel (técnica de construção em que as paredes consistem em hastes de madeira encaixadas entre si e os espaços são preenchidos por pedras ou tijolos. Esse tipo de construção é bastante visto na cidade).  

Museu Hering - Blumenau SC
Museu Hering - Blumenau SC

Iniciamos a visita assistindo a um vídeo que conta a história da família Hering, destacando o espírito empreendedor dos irmãos Hermann e Bruno Hering. Vemos como foi a trajetória da Cia Hering desde sua fundação, a transformação da região do Vale do Itajaí em um importante polo têxtil.  A história também é contadas nas paredes do museu, fazendo uma linha do tempo. É incrível, uma encantadora viagem na história!

Museu Hering - Blumenau SC

Após o vídeo a visita é acompanhada de um guia, que fez toda a diferença. Foi bem paciente e simpático com os visitantes.  (Visitamos alguns outros museus que não tinham guia e sentimos muita falta).

O museu conta com um acervo histórico que fazem brilhar os olhos dos amantes de moda: teares, máquinas de costura, estampas, peças de roupa, além do patrimônio cultural, verificamos a preservação do patrimônio ambiental e arquitetônico. Também ficamos felizes em ver como a Cia Hering valoriza as pessoas que contribuíram para esses 130 anos de história.

Museu Hering - Blumenau SC

A estrutura do museu conta com dois pisos e diferentes salas para visitação. Uma das salas é destinada a vídeos com temas como: 
A Moda no Tempo: a evolução da moda no contexto histórico cultural. 
A Produção da Moda: mostram os desafios  e a capacidade inovadora  da indústria de moda. 
Criatividade na moda - Estamparia: vídeos com técnicas e tecnologias na arte da estamparia.

Museu Hering - Blumenau SC

Há também um espaço para exercícios criativos (criatividade na educação), elaboração de estampas e customização de camisetas, mas no dia que visitamos não estava em funcionamento.

Na frente do museu tem a loja da Hering e num setor eles vendem por kg (eu acabei resistindo e não fiz nenhuma compra, mas acredito que dá pra garimpar boas peças por um preço bacana).

Recomendo a todos que forem à Blumenau, dedicar um tempinho à visitar o Museu Hering, é um ambiente com informação de moda, comportamento, comunicação, história, antropologia, sociologia e arquitetura e vale muito a pena esta experiência!


O Museu Hering é aberto de terça a sexta, das 9h às 18h.
Aos sábados, domingos e feriados, 10h às 16h.
(Para grupos é preciso agendamento prévio).
Entrada gratuita!
Endereço:
Rua Hermann Hering, 1740
Bom Retiro - Blumenau, SC
47 3321-3340
museuhering@fhh.org.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design: Manu Scharam | Código: Sanyt Design | voltar ao topo