12 março 2018

#GIRLBOSS | LIÇÕES PARA LEVAR PARA A VIDA

Quando a Netflix publicou o trailer da série GIRLBOSS, baseada na história de Sophia Amoruso, eu fiquei animadíssima para assistir, já que mesclava assuntos que sempre me interessaram: moda, internet e empreendedorismo. Confesso que quando assisti fiquei um tanto decepcionada, principalmente com a personagem Sophia, que me pareceu apenas uma garota chata e mal-educada. Acho que de modo geral eu esperava mais da série.

Mas isso não me tirou a vontade de ler o livro, escrito pela própria Sophia Amoruso. Leiam abaixo um resumo para continuarmos o nosso papo...

"Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso."


Quando eu finalmente consegui o livro, eu quase li tudo de uma vez só, porque é uma leitura muito gostosa! Sophia não só conta a sua história como uma garota normal (ou quase rsrs) e como empreendedora, mas dá diversas dicas ao longo dos capítulos... Dicas de estilo, dicas de negócios, dicas profissionais, dicas para a vida! Sério, eu fiquei completamente apaixonada pelo livro e gostaria de dividir com vocês dicas valiosas que encontrei nele que podem (ou devem) ser levadas para a vida!


VOCÊ PRECISA ACREDITAR EM VOCÊ, DEPOIS TODOS OS OUTROS VÃO ACREDITAR TAMBÉM. Sophia conta que certa vez, quando criança, pegou uma cordinha vermelha e  arrastava a cordinha correndo pelo parque. Quando as outras crianças perguntavam o que era aquilo, ela dizia que era uma pipa.  Logo todos tinham uma cordinha vermelha... 

TUDO O QUE VOCÊ VIVE, TE ENSINA ALGO, os empregos, relacionamentos, coisas ruins dão sentido às boas. Pense nisso.

SONHE GRANDE, MAS NÃO TENHA MEDO DE COMEÇAR PEQUENO. Essa frase é autoexplicativa né?

SEJA ORIGINAL, não se adapte se você nasceu para se destacar. Parecido com a história da corda vermelha, quando você se aceita os outros também te aceitam. A Nasty Gal só chegou onde chegou porque Sophia foi original, não se ajustou e seguiu seu ponto de vista único.

EXISTEM OPORTUNIDADES SECRETAS ESCONDIDAS DENTRO DE CADA FRACASSO. Sophia fala em seu livro sobre sua "romaria de empregos sofríveis" como ela mesmo denomina. No seu último emprego antes da Nasty Gal ela trabalhou como recepcionista, conta que era tedioso, mas que foi nesses momentos de tedio em seu trabalho, que surgiu a ideia de vender no E-bay, que foi o primeiro passo da sua história de sucesso,

FOQUE NO PROCESSO E NÃO APENAS NOS RESULTADOS. Sophia se atentava para os mínimos detalhes na entrega de uma peça de roupa. Isso a fez chegar onde chegou.

SEJA HUMILDE. Algum dia você precisará sair do topo e colocar a mão na massa. Isso não vai fazer de você menos ou pior.

SEJA CRIATIVO EM TUDO. Quando for fazer algo, busque executá-lo de forma que seja a melhor versão já feita. Sophia Amoruso sempre procurou formas de tornar o trabalho criativo, independente de qual trabalho fosse.

CONFIE NO SEU ESTILO. Para se sentir bem, precisa se vestir da forma que gosta. Não porque todo mundo está usando, ou porque alguém lhe "mandou"! Vista o que gosta, mas claro, não abra mão do bom senso, nunca.

ENCONTRE PROBABILIDADES. Seja determinada até mesmo nas situações improváveis. Olhe ao redor, olhe para as situações de outros ângulos, crie possibilidades! A Nasty Gal é um exemplo e inspiração, a probabilidade de dar certo era mínima, mas se tornou um negócio de 100 milhões de dólares!!!

TRATE SEUS PENSAMENTOS COMO TRATA SEU DINHEIRO: NÃO OS DESPERDICE. Gaste seu tempo focada em coisas positivas que vão te acrescentar. Nada de jogar tempo fora pensando em quem ou o quê te faz mal, não dê poder a coisas negativas.


Mais informações sobre o livro:
Data da primeira publicação: 6 de maio de 2014
Autora: Sophia Amoruso
Gênero: Biografia
Prêmios: Goodreads Choice Awards Best Business Books
Editora: Seoman
Páginas: 248

Espero que tenham gostado das dicas!
Se você já leu o livro #GIRLBOSS, me conte quais dicas você aprendeu com ele. Se não leu ainda, eu super recomendo essa leitura.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design: Manu Scharam | Código: Sanyt Design | voltar ao topo