27 abril 2015

SOFT BOX CASEIRA

Oi gente, tudo bem? Mais uma semana começando... Desejo que seja uma semana abençoada para todos.
Hoje eu vim mostrar para vocês como fiz a minha Soft Box Caseira. Para quem ainda não conhece, soft box é um tipo de luminária usado para se obter uma luz suave.
Como faço vídeos e a necessidade de melhorar a iluminação era grande, decidi que precisava fazer algo. Mas como as soft box comerciais são muitos caras para o meu bolso, decidi procurar tutoriais na internet para criar uma caseira e deu super certo! Eu achei o vídeo do canal Do Jeitinho da Gi, que explicou super bem e eu fiz a minha... 
Fiz esse post em fotos mostrando o passo-a-passo de como eu fiz, mas se ficarem com dúvida deem uma olhada no vídeo da Gi...

Você vai precisar de:
Papelão
Papel Cartão
Cola
Papel Alumínio
Tesoura
Caneta
Fita isolante
Papel Manteiga
Bocal, kit iluminação;


1- Corte quatro papelões com o formato mostrado na foto e com as medidas mostradas na foto no fim do post.
2- Também nas mesmas medidas corte 4 peças com o papel cartão.
3- Pegue cada um dos pedaços de papelão e de um lado cole papel alumínio cobrindo toda a a superfície.

4- No outro lado do papelão cole o papel cartão. Faça isso com as 4 peças.
5- Para dar um acabamento melhor faça o contorno usando fita isolante, isso ajuda também a fixar o papel alumínio e o cartão.
6- Faça isso nas 4 peças. 


7- Una as quatro peças com a fita isolante, eu passei dos dois lados para fixar melhor.
8- Ficará assim.
9- Dando o formato da soft box una a quarta parte com a primeira e feche com fita isolante. Ficara como na foto.


10- Corte um outro pedaço de papelão nas medidas 6x6 cm, para fechar o quadrado que ficou aberto. Faça um círculo no centro com o tamanho do bocal, é ali que ele será acoplado.
11- Faça duas peças com formato da foto (eu fiz sem medidas mesmo). Essas peças servirão de apoio, como uma sapata. Faça um furo no meio... Aqui será colocado o parafuso para encaixe no tripe. Eu encapei uma peça com papel alumínio e outra com papel cartão, pois uma é colocada dentro da soft e outra fora.
12- Cole as peças na soft, eu coloquei há uns 6 cm da abertura menor. Uma do lado de dentro e outra fora, ambas tem que seguir o mesmo furo.
13- Ficará assim.

Suporte: 
Como suporte para usar a soft box, fiz um tripé com canos de pc e garrafa pet, tem tutorial no Manual do Mundo. Aqui é tudo na base da improvisação e gambiarra rsrs
Para isso, na sapata que fizemos no passo 11, passei um parafuso de 1/4" prendendo uma tampa de garrafa pet, assim depois de pronta é só rosquear a tampa na garrafa do tripé. Vejam as fotos para entender:


DICAS
Peça para alguém fazer a parte elétrica para você, caso não saiba mexer com isso. Não mostrei aqui, pois não é a intenção do post, porém é simples e fácil.

Use lâmpada de luz branca e na abertura maior da soft box tampe com papel manteiga, ele deixa a luz mais suave.

IMPORTANTE: a soft box é sim algo que vai lhe ajudar, mas o ponto chave está na luz, use uma lâmpada grande, a maior que tiver, isso fará muita diferença.

Fiz um vídeo bem curtinho só para vocês compararem a diferença, com e sem a soft box:

video


Abaixo segue as medidas para recorte das peças, mas você pode mudá-las caso queira uma soft box com proporções maiores ou menores.

Espero que tenham gostado!

É uma ideia bem legal para quem quer melhorar a iluminação mas não quer gastar muito, assim como eu!
É claro que não fica um artefato muito bonito, mas é bem funcional, como viram no vídeo!

Um super beijo, fiquem com Deus!

De mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força; até ele virão, mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra ele. Isaías 45:24
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NEW CHIC

Copyright © 2015 | Design: Manu Scharam | Código: Sanyt Design | voltar ao topo