18 novembro 2014

CAMPANHA - NOVEMBRO AZUL

Oi gente, tudo bem?


Com certeza vocês já devem ter ouvido falar do Novembro Azul né?! É uma campanha dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No mês passado eu apoiei a Campanha Outubro Rosa e por que não apoiar a campanha voltada para os homens também!? Quanto mais pessoas saberem do assunto mais gente conseguimos conscientizar! Até porque os homens geralmente são mais desligados quanto à saúde, falo isso conhecendo alguns rsrsrs! Então não custa nada darmos uma mãozinha e apoiar a causa né?
 Tirei algumas informações do site oficial da campanha para vocês conhecerem melhor o assunto!  Depois é só passar para o namorado, marido, pai, avô, tio...


 

 

 O que é o câncer de próstata?

É o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberto em estado avançado. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.


Prevenção

O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 40, caso esteja inserido nos fatores de risco.

O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.

Consulte o seu médico
Para prevenir o câncer de próstata, a consulta médica e exames periódicos são essenciais.

 

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata.

Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Confira os sintomas que são suspeitos e merecem uma consulta ao médico:

  • A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
  • Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
  • Dificuldade de interromper o ato de urinar.
  • Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
  • Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
  • Necessidade premente de urinar imediatamente.
  • Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
  • Problemas em conseguir ou manter a ereção.
  • Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
  • Dor durante a passagem da urina.
  • Dor quando ejacula.
  • Dor nos testículos.
  • Dor lombar, dor na bacia ou joelhos.
  • Sangramento pela uretra.
  • Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
É importantíssimo que os homens desenvolvam o hábito de prestar atenção ao seu organismo, sintomas repentinos e alterações, de forma que ele possa procurar um médico para tirar dúvidas, ser orientado e tratado.

A ausência dos sintomas não garante que não há problemas. Portanto, realize os exames preventivos para cuidar da saúde.


 Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Visite a página "Perguntas Frequentes" do site oficial da Campanha > AQUI.


 Todas as informações foram tiradas do site oficial da Campanha:
 Compartilhem! Vamos conscientizar ainda mais pessoas!

Beijos, fiquem com Deus! ♥♥
Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
Isaías 11:9

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design: Manu Scharam | Código: Sanyt Design | voltar ao topo